Campeões da Stock Car Brasil

Compartilhar

A competição foi criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet e teve como inspiração a americana Nascar. A primeira corrida da Stock Car aconteceu no dia 22 de abril 1979, no autódromo de Tarumã, em Viamão-RS, e contou com a participação de dez carros, que possuíam a mesma concepção mecânica dos veículos de passeio sem os revestimentos internos.

Guiando um Opala 250 S, Affonso Giaffone venceu as duas corridas da rodada dupla, se tornando o primeiro piloto a vencer na Stock Car, mas o grande campeão da temporada inaugural foi Paulo Gomes.

A década de 80 para a Stock Car é um período marcado por evolução e consolidação da categoria no país. Os carros ficaram mais velozes e itens de segurança foram agregados e a média de publicou nas corridas chegou a 50 mil pessoas. Em 1982, a Stock Car realizou sua primeira corrida no exterior, no autódromo de Estoril, em Portugal.

A partir de 1987, a carenagem dos carros passou a ser inserida sobre o chassi do Opala, com equipamentos de segurança mais sofisticados e ganhando em aerodinâmica e no desempenho. No final da década, mais precisamente em 1989, começou a hegemonia de Ingo Hoffmann, com seis títulos consecutivos.

Na década de 90, para manter a inovação na Stock Car, a General Motors passa a produzir um protótipo monobloco com o chassi do Opala e a organizar a competição, realizando rodadas duplas em conjunto com a Fórmula Chevrolet. A partir de 1994, a categoria adota como veículo o Omega, adaptado para as corridas.

Entre 1990 e 2000, os campeonatos foram dominados por Ingo Hoffman, que conquistou oito títulos no período, sendo seis consecutivos. Apenas Paulo Gomes, em 1995, e Chico Serra, em 1999, interromperam a hegemonia do “Alemão”.

Anos 2000 – A Stock Car aposenta os carros adaptados para corrida e passa a competir com bolhas que simulam um veículo sobre um chassi tubular, fabricado pela JL, empresa do ex-piloto Zeca Giaffone. Em 2001, a Vicar, organizadora do evento até hoje, passa a gerenciar a competição.

A partir de 2003, os carros passam a usar motores de oito cilindros importado dos Estados Unidos pela JL. A Categoria passa também a ser multimarca com a entrada de outras montadoras, como Mitsubishi, Peugeot e Volkswagen, além da Chevrolet, parceira da categoria desde o início. As equipes passam a usar a telemetria para ter mais informações e controle sobre o comportamento do carro.

A década também foi marcada pelo grande número de pilotos competindo, com 40 carros no grid em 2005. No mesmo ano também foi realizada uma corrida inédita em Buenos Aires. Três anos depois foi realizada a primeira Corrida do Milhão, que deu o prêmio de US$ 1 milhão ao vencedor Valdeno Brito. No ano seguinte a categoria estreou nos circuitos de rua, com uma prova em Salvador que terminou com a vitória de Cacá Bueno.

Década 2010 – O sucesso da Stock Car nos autódromos e a exposição na TV começaram a atrair grandes pilotos com passagens nas principais categorias do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello, que conquistou seu único título no seu segundo ano na Stock Car.

O grid atual é um dos mais competitivos da história da categoria, com oito pilotos tendo em seu currículo passagens pela Fórmula 1. A chegada, em 2018, de dois campeões mundiais da Fórmula E – Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi, eternos rivais -, traz ainda mais tempero à receita consagrada da principal categoria do automobilismo brasileiro.

A igualdade no equipamento é garantida, entre outros itens como chassi, motor e câmbio igual a todos, pela gasolina podium da Petrobras e dos óleos lubrificantes Lubrax, trazendo o máximo desempenho para os 33 carros do grid da Stock Car.

Coroando a ótima fase, em 2019 a Stock Car comemorou 40 anos de existência, sendo a mais longeva categoria do esporte a motor brasileiro. Nestas 40 temporadas, a Stock Car tem 17 pilotos campeões. O grande recordista de títulos é Ingo Hoffman. Dono de 12 títulos da categoria, o “Alemão” disputou 30 temporadas e obteve 77 vitórias em 332 corridas, número difícil de ser ultrapassado pelos atuais competidores diante do equilíbrio entre os pilotos. Cacá Bueno vem na sequência com cinco troféus da Stock Car e é piloto mais próximo a bater os números de Ingo.

NOVA GERAÇÃO
A temporada 2020 da Stock Car marcou o início de uma nova era para a principal categoria da América do Sul, que passou a contar com carros mais semelhantes aos vistos nas ruas. Ainda equipadas com chassis tubulares, as máquinas agora utilizam os monoblocos dos carros de rua.

Em 2021 passou a se chamar Stock Car Pro Series.

AnoCampeãoEquipeCarro
1979Paulo GomesOpala Chevrolet
1980Ingo HoffmannOpala Chevrolet
1981Afonso Giaffone JúniorOpala Chevrolet
1982Alencar Jr.Opala Chevrolet
1983Paulo GomesOpala Chevrolet
1984Paulo GomesOpala Chevrolet
1985Ingo HoffmannOpala Chevrolet
1986Marcos GraciaOpala Chevrolet
1987Zeca GiaffoneOpala Chevrolet
1988Fábio Sotto MayorOpala Chevrolet
1989Ingo HoffmannOpala Chevrolet
1990Ingo HoffmannOpala Chevrolet
1991Ingo Hoffmann / Ângelo GiombelliOpala Chevrolet
1992Ingo Hoffmann / Ângelo GiombelliOpala Chevrolet
1993Ingo Hoffmann / Ângelo GiombelliOpala Chevrolet
1994Ingo HoffmannOmega Chevrolet
1995Paulo GomesOmega Chevrolet
1996Ingo HoffmannAction PowerOmega Chevrolet
1997Ingo HoffmannAction PowerOmega Chevrolet
1998Ingo HoffmannAction PowerOmega Chevrolet
1999Chico SerraWB MotorsportsOmega Chevrolet
2000Chico SerraWB MotorsportsVectra Chevrolet
2001Chico SerraWB MotorsportsVectra Chevrolet
2002Ingo HoffmannJF RacingVectra Chevrolet
2003David MuffatoBoettgerVectra Chevrolet
2004Giuliano LosaccoRC CompetiçõesAstra Chevrolet
2005Giuliano LosaccoAndreas MattheisAstra Chevrolet
2006Cacá BuenoRC CompetiçõesMitsubishi Lancer
2007Cacá BuenoRC CompetiçõesMitsubishi Lancer
2008Ricardo MaurícioWA MattheisPeugeot 307
2009Cacá BuenoWA MattheisPeugeot 307
2010Max WilsonRC CompetiçõesVectra Chevrolet
2011Cacá BuenoRedBull / WA MattheisPeugeot 408
2012Cacá BuenoRedBull / WA MattheisSonic Chevrolet
2013Ricardo MaurícioEurofarma RCSonic Chevrolet
2014Rubens BarrichelloFull TimeSonic Chevrolet
2015Marcos GomesVoxx RacingPeugeot 408
2016Felipe FragaCimed RacingPeugeot 408
2017Daniel SerraEurofarma RCChevrolet Cruze
2018Daniel SerraEurofarma RCChevrolet Cruze
2019Daniel SerraEurofarma RCChevrolet Cruze
2020Ricardo MaurícioEurofarma RCChevrolet Cruze
2021Gabriel CasagrandeAndreas Mattheis Vogel MotorsportChevrolet Cruze
2022Rubens BarrichelloFull Time SportsToyota Corolla

Fonte: História da Stock Car

Author: Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *