Contemporaneamente, a corrida de rua vem ganhando cada vez mais adeptos. E essa febre não é só com relação aos brasileiros, pois pessoas do mundo todo estão praticando a cada dia mais esse esporte saudável. Esse esporte é visto como um dos mais democráticos, pois não exige muita condição financeira para poder praticá-lo, basta ter um par de tênis. Logicamente que, essa afirmação é genérica, pois o melhor a se fazer é, antes de iniciar a corrida de rua, consultar um profissional da saúde e pedir orientação individualizada para entender o seu estado físico.
Para entender um pouco sobre o esporte corrida de rua, é importante salientar que essa modalidade é proveniente da pré-história, pois, a atividade de corrida já foi posta em prática em diversas situações na história da humanidade. Um exemplo claro disso, é que o ser humano, nos tempos das cavernas, já era obrigado a ter que correr de predadores para salvar a sua vida. Contudo, o esporte “corrida de rua” teve seus primeiros passos nas terras do Reino Unido. Em meados do século XVIII, surgem as primeiras corridas de rua na Inglaterra. Um fato que vem chamando a atenção é que várias pessoas que praticam esporte estão investindo seus palpites em plataformas de apostas online como a GGBET.
Com o passar do tempo, esse esporte foi ganhando espaço em outros territórios, como nos Estados Unidos. O termo “Maratona” teve o seu surgimento construído de uma maneira muito curiosa. De acordo com os relatos, em meados dos anos 500 a.C., um integrante do exército teve que percorrer mais de 40 km a pé em rumo a Atenas, tudo para dar a notícia de que os Gregos haviam vencido a batalha contra os Persas. De acordo com as lendas, foi por meio desse ato que surgiu a famosa prova de corrida chamada Maratona.
Por falar em Maratona, ela é considerada um tipo de esporte olímpico que, desde a edição inicial das Olimpíadas de Atenas (1896), é considerada muito difícil e competitiva. A prova de corrida foi tomando uma grande aceitação em meio popular que ganhou fôlego em uma imponente expansão. Com isso, em meados dos anos 1971, várias pessoas, no mundo inteiro, começaram a praticar esse tipo de esporte, seja na rua, nas praias e em vários locais como parques. É interessante destacar que, com relação à distância das provas, a Federação Internacional de Atletismo é quem define a distância das provas de corrida de rua, hoje, varia entre 5 e 10 quilômetros.
A corrida de rua é tão democrática que qualquer pessoa pode praticar, mesmo que seja criança, idosos. Isso é tão real que a confederação de médicos do Brasil relata que a corrida de rua pode fazer parte da vida saudável de qualquer pessoa, desde que ela entenda seus limites físicos. Uma super dica para quem quer começar a praticar a corrida de rua é melhorar o seu condicionamento físico por meio de uma intercalação entre corrida e caminhada. Outra atitude que contribui fortemente é a boa alimentação, além disso uma boa qualidade de sono pode ajudar a melhorar o desempenho na corrida de rua.