Potenciais estrelas: os 10 melhores do último draft

Compartilhar

Na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, o Barclays Center, o mais famoso centro multiuso, é o centro das atenções todos os anos. Não apenas porque é palco de várias atividades e eventos, mas também porque há muito tempo é a sede do Draft da NBA, um dos eventos mais importantes do esporte e cuja liga goza de grande popularidade em todo o planeta.

Portanto, o que aconteceu no final de junho não foi exceção. Os palpites da NBA sobre como culminaria a seleção dos jovens aspirantes a reis do basquete esclareceram dúvidas e deixaram notícias interessantes. E, é preciso dizer, as expectativas eram muito altas.

Para muitos, esse Draft 2023 foi um dos melhores dos últimos anos. Para outros, foi até mesmo o melhor draft da história.

Provavelmente, essa perspectiva tão esperançosa foi gerada graças aos palpites da NCAAB, uma instância fundamental diante do que acontecerá na seleção da NBA.

A NCAAB, um viveiro para a NBA

A NCAAB (Associação Atlética de Basquetebol Universitário) é o trampolim para muitos jovens que buscam se tornar o próximo Michael Jordan, Kobe Bryant ou LeBron James. Sem mencionar figuras históricas como Larry Bird ou “Magic” Johnson, que (como Jordan) deram o salto da NCAAB.

Mas o que é a Associação Atlética de Basquetebol Universitário? É, como o próprio nome sugere, o órgão central do basquete universitário. Ele reúne todas as universidades dos Estados Unidos e organiza a competição entre elas.

A NCAAAB tem várias categorias, e a principal de todas é a Divisão I. Embora muitos não a conheçam e apesar de ser um torneio universitário, a verdade é que ela tem milhares e milhares de fãs em todo o país norte-americano.

A Divisão I joga uma competição de eliminação única que está na moda em todos os Estados Unidos. Tanto que o torneio, que acontece em março, é popularmente conhecido como “March Madness“.

As razões para esse sucesso provavelmente se devem a dois fatores. Por um lado, muitos jovens e adolescentes veem a NCAAB como uma possibilidade de refletir um futuro para si. O basquete universitário é uma realidade alcançável à qual eles podem aspirar. Isso desperta muitas emoções.

Para os adultos, por outro lado, também é atraente, pois a paixão com que a Divisão I é disputada entre os calouros é inigualável.

Mas o segundo fator, e aqui voltamos ao que estávamos falando no início, é que a NCAAB é um excepcional terreno fértil para a NBA.

Essa plataforma se tornou uma instância de treinamento, exercício e preparação para jovens universitários competirem em alto nível (apesar de serem amadores).

Além disso, ela funciona como uma vitrine. O que é isso? Dá a eles a possibilidade de ganhar visibilidade diante dos caçadores de talentos das franquias profissionais.

Essas franquias (equipes) utilizam o circuito colegial para poder analisar jovens jogadores que podem ser incorporados ao Draft da NBA.

Um Draft que, nessa edição de 2023, deixou todos sem palavras e na expectativa do que acontecerá na próxima temporada da liga de basquete mais importante do mundo.

Como funciona o Draft da NBA

Em junho passado, o Barclays Center foi palco de uma verdadeira festa do basquete americano. Aquele momento em que as equipes da NBA selecionam jovens talentos para integrar o elenco.

A modalidade em que essa tabela é realizada busca dar um sistema de paridade à liga norte-americana. Em outras palavras, é um sistema que garante uma competição saudável entre as equipes.

Para que isso aconteça, o sistema foi projetado para que aqueles que começam a selecionar os jogadores que desejam incorporar sejam os times que tiveram o pior desempenho na temporada passada.

Em outras palavras, quanto piores forem os resultados da última temporada, maiores serão as chances de as equipes terem as primeiras escolhas (e, consequentemente, os melhores talentos disponíveis).

As grandes luzes da noite foram para um prodígio nascido na França que, para muitos, está pronto para fazer história no esporte. Victor Wembanyama, 19 anos de idade e 2,23 metros de altura, chocou o mundo do basquete. O talento francês foi escolhido pela franquia San Antonio Spurs.

Os 10 melhores no Draft da NBA de 2023

O Top 10 dos melhores jogadores de basquete do Draft NBA 2023 teve Wembanyama como estrela, mas também houve outros jogadores promissores. Brandon Miller, que foi escolhido em segundo lugar e se juntará ao Charlotte Hornets. Scoot Henderson, o terceiro colocado, irá para o Portland Trail Blazers.

No quarto e quinto lugares há uma peculiaridade, totalmente nova, pois não havia acontecido até então na história da famosa tabela. Dois irmãos gêmeos, Amen e Ausar Thompson, estavam esperando no quarto e quinto lugares para entrar em uma franquia. O primeiro irá para o Houston Rockets e o segundo para o Detroit Pistons.

Anthony Black, escolhido em sexto lugar no draft, tornou-se jogador do Orlando Magic, enquanto Bilal Coulibaly, escolhido em sétimo lugar, foi para o Washington Wizards.

Em oitavo e nono ficaram Jarace Walker e Taylor Hendricks, que foram para o Indiana Pacers e o Utah Jazz, respectivamente. Finalmente, fechando o Top 10, o jovem Cason Wallace fará parte da equipe do Oklahoma City Thunder.

Author: Sidney B. Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *