Campeões da Copa do Mundo de Futsal

Compartilhar

A Copa do Mundo de futsal é uma competição de seleções disputada desde o começo dos anos 80, mais precisamente em 1982.

As três primeiras edições foram organizadas pela FIFUSA, fundada em 25 de julho de 1971, entidade que comandou e organizou o desporto durante duas décadas.

A partir de 1989 a FIFA passou a administrar o futsal e criou seu próprio campeonato mundial.

Apesar da extinção da FIFUSA, o seu mundial de futebol salão não deixou de existir e, a partir de 2003, essa competição passou a ser gerida pela associação mundial de futsal (AMF).

A primeira edição realizada pela FIFUSA
Em 1982, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a Fifusa organizou o 1º Campeonato Mundial de Futebol de Salão, com a participação de Brasil, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, México, Holanda e Japão.

O Brasil venceu a final do Paraguai por 1 a 0 com gol de Jackson, foram campeões neste mundial Pança, Barata, Beto, Walmir, Paulo César, Paulinho Rosas, Leonel, Branquinho, Cacá, Paulo Bonfim, Jackson, Jorginho, Douglas, Carlos Alberto, Miral, treinados por César Vieira.

O primeiro mundial foi um marco, a partir de então o futebol de salão começou a despertar o interesse da Fifa, que começou a criar muitas dificuldades para todas as competições patrocinadas pela Fifusa, e ameaçava nos jornais da época em redigir novas regras para o “futebol de cinco” e noticiava que iria patrocinar um mundial.

A primeira edição realizada pela FIFA
Em janeiro de 1989, Álvaro Melo Filho autorizou a equipe do Bradesco a representar o Brasil, na Holanda, na 1º Copa do Mundo de Futsal da Fifa, obtendo o título de campeão mundial. Desta competição participaram 16 seleções nacionais, divididas em quatro grupos.

Os participantes foram: Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Paraguai e Zimbabwe.

É interessante assinalar que o Brasil, que havia perdido o último mundial da Fifusa, realizado em novembro de 1988, recuperou o título no primeiro mundial da Fifa, disputado em janeiro de 89, ou seja, menos de dois meses depois.

A partir de 1992 as Copas do Mundo de Futsal da Fifa passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos, seguindo o mesmo modelo adotado para o futebol.

Nota: A edição de 2020 só foi realizada em 2021.

Galeria de campeões do Mundo

FIFUSA

AnoCampeãoVice3º Lugar
1982BrasilParaguaiUruguai
1985BrasilEspanhaParaguai
1988ParaguaiBrasilEspanha

FIFA

1989BrasilHolandaEstados Unidos
1992BrasilEstados UnidosEspanha
1996BrasilEspanhaRússia
2000EspanhaBrasilPortugal
2004EspanhaItáliaBrasil
2008BrasilEspanhaItália
2012BrasilEspanhaItália
2016ArgentinaRússiaIrã
2021PortugalArgentinaBrasil

Author: Sidney B. Silva

3 thoughts on “Campeões da Copa do Mundo de Futsal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *