Torcedores de futebol: o que mudou com o digital?

Compartilhar

A maioria dos esportes foram criados faz muito tempo, mas o fato é que, hoje, eles não tomam a mesma forma que tinham em seu começo. As mudanças nas regras dos esportes, assim como a introdução de mais elementos digitais levaram a que muito mudasse, incluindo o modo como os torcedores seguem os times. Saiba mais.

Da quadra à televisão e da televisão a vários outros meios virtuais: a pouco e pouco, a era digital alterou o modo como os torcedores assistem aos jogos.
Uma postura mais ativa de torcida define, hoje, o modo como os fãs de esportes no Brasil aderem às modalidades, sendo que esse interesse se faz acompanhar de um outro fenômeno tendência: o uso do celular.O Brasil vem sendo listado em muitos rankings sobre o digital. Além de ser um dos países com maior número de celulares ativos, esse é ainda um dos que mais usa aplicativos e as redes sociais. A forte adesão aos meios digitais, ao acompanhar o amor pelos esportes, criou um novo enquadramento cultural e social sobre o modo como se assiste e interage com as modalidades esportivas. Uma vez que o futebol é o esporte rei no Brasil, esse é um dos que mais manifesta a mudança nos hábitos nacionais.Hoje, vamos explorar o caminho percorrido pela torcida com a introdução do digital, olhando ainda os modos como a interação com os times e jogadores de futebol foi promovida pela via da digitalização.

1. Maiores conhecimentos sobre o futebol

Os maiores torcedores de futebol sempre querem conhecer todas as noticias de desporto e alguns websites especializados garantem a atualização das notícias com uma grande regularidade, para que nenhum torcedor perca as novidades de seu time.
Esse interesse pela informação cria um conhecimento mais alargado sobre os times e os jogadores, nomeadamente no que respeita a partidas, campeonatos, transferência de jogadores e patrocínios.

2. Casas de apostas online

Com um maior fluxo de informação esportiva, os torcedores se sentem hoje mais capazes de fazer prognósticos para as partidas. Além disso, pesquisam também sobre as odds e as estratégias para vencer. Tudo isso leva a que mais pessoas procurem as casas de apostas esportivas online.
Essa realidade vem fazendo com que o próprio número de casas de apostas esportivas digitais aumente no Brasil.

3. Redes de discussão

Os torcedores gostam de interagir com outros torcedores para partilharem ideias e discutirem suas opiniões e isso é algo que está acontecendo muito nas redes sociais e em fóruns online.
Além disso, as redes oficiais dos times e dos jogadores também estimulam a interação direta.
Essa presença digital dos times, dos jogadores e dos torcedores faz com que a Internet seja, hoje, o centro da torcida de futebol no Brasil.

4. Live streaming

Assistir às partidas é algo que já não exige aos torcedores ir na quadra ou ficarem colados no televisor, em suas casas ou espaços públicos. Hoje, com o live streaming os torcedores são convidados a assistir aos jogos em todo o sítio e até mesmo enquanto se deslocam de um local para outro.
Essa possibilidade de assistir aos jogos em qualquer local é outro dos fenômenos da era digital que está aproximando cada vez mais os torcedores de suas modalidades esportivas favoritas, incluindo o futebol.

Author: Sidney B. Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *